Topo

PGR oferece denúncia em inquérito que investiga Pizzolatti na Lava Jato

Em Brasília

30/03/2016 17h36

A PGR (Procuradoria-Geral da República) ofereceu denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (30), na investigação que, originalmente, apura o envolvimento do ex-deputado federal João Alberto Pizzolatti (PP-SC) na Lava Jato.

No inquérito, Pizzolatti é investigado por corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro no esquema de corrupção da Petrobras. Embora o processo não seja sigiloso, o ofício da PGR que embasa o pedido ainda não está disponível no sistema do Supremo. Ele é alvo de outras três investigações no STF por suposta participação no esquema.

Pizzolatti é apontado como beneficiário do esquema de propinas instalado na Petrobras entre 2004 e 2014. Segundo as investigações, o ex-deputado catarinense fazia questão de retirar pessoalmente dinheiro em espécie no escritório do doleiro Alberto Youssef, em São Paulo, para não pagar taxa de transporte de valores --3% sobre o montante embolsado.

Na campanha de 2010 à Câmara, foram destinados R$ 5,5 milhões a Pizzolatti, segundo revelação feita em delação premiada por Carlos Alexandre de Souza Rocha, o Ceará, que prestava serviços a Youssef como entregador de dinheiro desviado da petroleira.