Topo

Áudio vazado de Temer é "imprevidente, mas premonitório", diz líder do PSDB

Em áudio, Temer antecipa discurso sobre vitória do impeachment - Renato Costa/Folhapress
Em áudio, Temer antecipa discurso sobre vitória do impeachment Imagem: Renato Costa/Folhapress

Em Brasília

11/04/2016 17h43

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), afirmou na tarde desta segunda-feira (11), que o áudio vazado do vice-presidente Michel Temer é "imprevidente, mas premonitório". Para o tucano, ele antecipa um resultado e serve para trazer tranquilidade.

Na conversa endereçada a alguns deputados, Temer fala como se o impeachment da presidente Dilma Rousseff tivesse sido aprovado pela Câmara e afirma ser necessário fazer uma "reunificação" do País. A assessoria de Temer informou que o envio do áudio foi "acidental".

"A fala serve para trazer tranquilidade. Vai dar obviamente base e munição para os que fazem o discurso de que ele (Temer) é conspirador", disse Cássio. Para ele, contudo, a instabilidade já está posta no País e as declarações servem mais para tranquilizar em meio a grandes incertezas.

O senador da oposição Alvaro Dias (PV-PR) disse que o vice-presidente já está "ensaiando" assumir o Palácio do Planalto, dando como "favas contadas" o impeachment de Dilma.

"Governo de salvação nacional"

"Aconteça o que acontecer no futuro, é preciso um governo de salvação nacional e, portanto, de união nacional. É preciso que se reúna todos os partidos políticos e todos os partidos políticos estejam dispostos à colaboração para tirar o país da crise", afirmou Temer no áudio ao qual a reportagem teve acesso.

Temer diz no áudio que, "sem essa unidade nacional, penso que será difícil tirar o país da crise em que nos encontramos".

 

O atual vice-presidente da República diz, como "substituto constitucional da presidente da República", que o país terá que se submeter a sacrifícios. "Vamos ter muitos sacrifícios pela frente. Sem sacrifícios, não conseguiremos avançar para retomar o crescimento e o desenvolvimento que pautaram a atividade do nosso país nos últimos tempos antes desta última gestão", afirmou Temer, que também é presidente nacional licenciado do PMDB.