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CET reduz velocidade máxima para 30 km/h na Lapa de Baixo

Rua da Lapa de Baixo onde foi implementado a nova velocidade: 30 km/h - NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Rua da Lapa de Baixo onde foi implementado a nova velocidade: 30 km/h Imagem: NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

De São Paulo

11/04/2016 11h32

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implementou nesta segunda-feira (11) a primeira área da cidade com velocidade máxima de 30 km/h.

A medida foi aplicada em um quadrilátero de 1,4 km² formado por um trecho da Marginal do Tietê, as avenidas Ermano Marchetti e Santa Marina e a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Lapa de Baixo, na zona oeste da capital.

As vias que formam o perímetro não tiveram a velocidade diminuída.

Segundo a CET, a nova fase do Programa de Proteção à Vida (PPV) será expandida para outras áreas. O órgão não informou em quais regiões. A companhia explicou que a estratégia é para regiões onde há "um conjunto de vias predominantemente locais, com uso do solo misto" e que concentram "grande circulação de pedestres".

A Lapa de Baixo é um bairro com diversas vias comerciais. Entre elas está a Rua Doze de Outubro, onde, antes da mudança, a velocidade máxima era de 40 km/h. Para efeito de comparação, a região da 25 de Março, no centro, também repleta de ruas de comércio, também tem velocidade de 40 km/h.

A CET explica que a velocidade de 30 km/h faz com que o risco de morte seja 50% menor do que os 40 km/h em casos de atropelamentos. A Lapa de Baixo terá fiscalização eletrônica e reforço na sinalização para a nova fase.

Em julho de 2015, a CET iniciou um programa de redução de velocidades nas pistas das marginais. Nas pistas expressas, a máxima permitida passou de 90 km/h para 70 km/h; na central, de 70 km/h para 60 km/h e na local, de 70 km/h para 50 km/h.