Topo

Temer recebe Meirelles, cotado para o Ministério da Fazenda

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Imagem: Zé Carlos Barretta/Folhapress

22/04/2016 08h59

Brasília - O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles se encontrará neste sábado, 23, com o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP), no Palácio do Jaburu, em Brasília.

Também filiado ao PMDB desde o fim da sua gestão no BC, Meirelles é um dos nomes favoritos do mercado financeiro para assumir o Ministério da Fazenda.

Nesta semana, em Nova York, Meirelles evitou comentar sobre sua eventual ida para o governo caso Temer assuma a Presidência. Na ocasião, ele não negou que tivesse convidado para voltar a Brasília. "Eu não comento conversas privadas. Tudo aquilo que é público é anunciado. Tudo que não é público, é privado", disse a jornalistas, após fazer uma apresentação em evento da Câmara de Comércio Brasil e Estados Unidos.

No evento, Meirelles defendeu a necessidade de reforma fiscal e estrutural para o Brasil voltar a crescer. Chegou a defender a alta de impostos no curto prazo para tentar equilibrar as contas públicas.

Além de conversar com Meirelles, Temer deve avançar nas negociações com líderes da bancada do partido do Senado em torno da composição de eventual governo.

Nas negociações encampadas pelo vice não está descartada, por exemplo, a possibilidade de os ex-ministros Eduardo Braga (PMDB-AM) e Helder Barbalho (PMDB-PA) voltarem a ocupar uma cadeira na Esplanada dos Ministérios.

Até quarta-feira, 21, o senador Eduardo Braga comandava o Ministério de Minas e Energia e Helder Barbalho era ministro da Secretaria de Portos. Indicados pela bancada do PMDB no Senado, os dois entregaram seus cargos à presidente Dilma Rousseff em reunião no Palácio do Planalto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.