Topo

Gim Argello recebeu recursos para interferir na CPI da Petrobras, diz Lava Jato

06/05/2016 14h57

Curitiba - Nas duas denúncias criminais divulgadas nesta sexta-feira, 6, em que o Ministério Público Federal acusa 20 investigados de duas fases da Operação Lava Jato, a força-tarefa da Lava Jato diz que o ex-senador Gim Argello (PTB-DF) "solicitou e recebeu pagamentos indevidos para interferir nos trabalhos de CPIs (da Petrobras) no ano de 2014".

Em uma das denúncias, entre os novos acusados por corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e obstrução à investigação, além do ex-senador Gim Argello, estão os empreiteiros Marcelo Odebrecht, Ricardo Pessoa e Léo Pinheiro e outros seis investigados.

"Ficou comprovado que o ex-senador e pessoas próximas, em conluio com dirigentes de empreiteiras envolvidas no megaesquema criminoso instalado na Petrobras acertaram e promoveram o pagamento de vantagens indevidas entre os meses de abril e dezembro de 2014 com o objetivo de obstruir os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada no Senado e da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Senado e na Câmara dos Deputados", diz nota da força-tarefa.

As CPIs haviam sido abertas para investigar supostos crimes contra a Petrobras. A Procuradoria informa que constatou que houve acerto de pagamento de propina para evitar a convocação de empreiteiros para prestarem depoimento. Gim Argello era membro da CPI do Senado e vice-presidente da CPMI.

"A ideia era cobrar o montante de R$ 5 milhões de cada uma das empreiteiras envolvidas", afirma o Ministério Público Federal.

Na outra denúncia, são acusados de lavagem de dinheiro o empresário Ronan Maria Pinto, de Santo André, e mais 8 investigados, entre eles o publicitário Marcos Valério - operador do Mensalão, além do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

DENÚNCIA I

Jorge Afonso Argello (Gim Argello)

Jorge Afonso Argello Junior (filho de Gim Argello)

Paulo César Ramos Roxo Ramos

Valério Neves Campos

José Adelmário Pinheiro Filho

Roberto Zardi Ferreira

Dilson de Cerqueira Paiva Filho

Ricardo Ribeiro Pessoa

Walmir Pinheiro Santana

Marcelo Bahia Odebrecht

Claudio Melo Filho

DENÚNCIA II

Ronan Maria Pinto

Sandro Tordin

Marcos Valério

Enivaldo Quadrado

Luiz Carlos Casante

Breno Altman

Natalino Bertin

Oswaldo Rodrigues Vieira Filho

Delúbio Soares