Topo

Pimentel chama chefe da PF para Segurança; órgão quer barrar ida na Justiça

Fernando Pimentel é governador de Minas - Alan Marques/Folhapress/2.mar.2016
Fernando Pimentel é governador de Minas Imagem: Alan Marques/Folhapress/2.mar.2016

Em Brasília

13/05/2016 14h49

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), convidou o superintendente da Polícia Federal no Estado, Sérgio Menezes, para comandar a Secretaria Estadual de Defesa Social, que cuida da segurança pública. À frente da PF, Menezes é um dos responsáveis pelas ações da Operação Acrônimo, que investiga o petista por corrupção, lavagem de dinheiro e fraude eleitoral.

A indicação para o cargo vem depois de o governador nomear a própria mulher, Carolina Oliveira, para chefiar a Secretaria de Trabalho de Minas. Ela também é uma das investigadas na Acrônimo e, com a nomeação, passou a ter foro na segunda instância da Justiça. O ato foi suspenso em caráter liminar pela Justiça de Minas, sob a alegação de que pode ter servido para beneficiá-la indevidamente.

A expectativa é de que o delegado tome posse nos próximos dias. A cessão dele para exercer as funções já foi publicada no Diário Oficial da União pelo Ministério da Justiça, pasta responsável pela PF.

Em nota, o Governo de Minas informou que a indicação de Menezes se baseia em sua "reconhecida experiência na área de segurança pública". "Além de ser especialista em direito penal, direito processual e gestão de segurança pública, Menezes já teve 'exitosa' atuação, em diversas funções públicas, em cinco estados do País."

PF quer barrar ida na Justiça

A Diretoria-Geral da Polícia Federal vai pleitear ao novo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que cancele a cessão de Sérgio Menezes,.

A decisão de liberar Menezes repercutiu mal na cúpula da PF, que não foi consultada a respeito pelo Ministério da Justiça. 

Conforme fontes da PF, a consulta deveria ter sido feita, já que a o órgão tem independência funcional e, não necessariamente, a cessão atende aos interesses da corporação. A reportagem apurou que o grupo de Pimentel trabalhava pela indicação de um novo chefe para a Superintendência em Minas. Um dos cotados era o delegado regional executivo no Estado, Rodrigo Teixeira. Qualquer decisão a respeito, no entanto, dependerá das tratativas com o governo interino de Michel Temer.

O Governo de Minas confirma a "indicação" do superintendente. Consultado pela reportagem, Menezes não respondeu, por ora, se vai aceitar ocupar a função de secretário.