Topo

Teori autoriza abertura de inquérito contra ministro do TCU e Marco Maia

Marco Maia foi relator da CPI da Petrobras - Gabriela Korossy/Agência Câmara
Marco Maia foi relator da CPI da Petrobras Imagem: Gabriela Korossy/Agência Câmara

Em Brasília

19/05/2016 18h48

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (19) abertura de um inquérito para investigar a atuação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo e do deputado Marco Maia (PT-RS) na CPI mista da Petrobras, realizada em 2014.

A investigação tem como base a delação premiada do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS). O ex-líder do governo afirmou que Vital do Rêgo, então presidente da Comissão, e Marco Maia, que era relator da CPI, "cobravam pedágios" para não convocar e evitar maiores investigações contra empreiteiros envolvidos na Lava Jato.

O ministro do STF, porém, não viu elementos para que o deputado Fernando Francischini (SD-PR), também citado por Delcídio, fosse alvo de investigação e determinou o arquivamento do pedido em relação a ele.

Em nota, o ministro do TCU negou envolvimento em irregularidades e afirmou que "quem conhece minha trajetória de vida sabe que sempre pautei as atividades públicas com estrita e rigorosa observância dos preceitos legais".

Marco Maia, por sua vez, disse em nota que refutava as informações prestadas por Delcídio que deram origem à abertura de inquérito. "A investigação irá mostrar que sou vítima de uma mentira deslavada e descabida com o único intuito de desgastar a minha imagem e a do Partido dos Trabalhadores, o qual faço parte."