Topo

Pedreiro que sonhava ser engenheiro morre em acidente com ônibus em SP

Damião construiu a casa onde vivia com a família e se preparava para erguer uma segunda casa - Reprodução/Facebook
Damião construiu a casa onde vivia com a família e se preparava para erguer uma segunda casa Imagem: Reprodução/Facebook

No Guarujá (SP)

09/06/2016 10h53

Entre as vítimas do acidente que matou ao menos 18 pessoas na rodovia Mogi-Bertioga na noite desta quarta-feira (8), está o ajudante de pedreiro Damião Nunes Praz, 33. Ele era também estudante de engenharia civil da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) e sonhava em se tornar engenheiro.

De uma família de dez irmãos da cidade de Mauriti, no interior do Ceará, Praz morava há 15 anos na Praia da Barra do Una, em Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Seu primeiro emprego na cidade paulista foi como auxiliar de cozinha, mas logo migrou para a construção civil. Construiu a casa onde vivia com a família e se preparava para erguer uma segunda residência.

Uma de suas irmãs, a empregada doméstica Josefa Margarida Praz, 39, chegou por volta das 5h desta quinta-feira (9) ao IML (Instituto Médico Legal) do Guarujá, no litoral sul, e reconheceu o corpo.

Segundo Josefa, o irmão trabalhava desde o sete anos na roça e era o único da família que ingressou na universidade. "Ele trabalhava o dia inteiro como pedreiro e à noite ia para a faculdade", disse. "A dedicação dele era o trabalho." "Estou triste pelo acidente, mas nada vai trazê-lo de volta", declarou a irmão, que definiu Praz como "uma pessoa tranquila, de poucas palavras".

Acidente

De acordo com as equipes de socorro iniciais, o veículo levava estudantes da UMC e da Universidade Braz Cubas (UBC) para a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Também estariam no coletivo alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Mogi.

O acidente aconteceu no km 84, entre Mogi das Cruzes e Bertioga. Ainda segundo informações dos bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo, colidiu de frente com um rochedo na pista contrária e caiu em uma ribanceira. O condutor morreu no local.