Topo

Câmara de SP troca o nome do Minhocão: sai ditador e entra presidente deposto

Nos fins de semana e feriados, o Minhocão fica fechado para os carros - Rafael Roncato/UOL/Foto tirada com o LG G4
Nos fins de semana e feriados, o Minhocão fica fechado para os carros Imagem: Rafael Roncato/UOL/Foto tirada com o LG G4

Em São Paulo

23/06/2016 09h33

A Câmara Municipal decidiu nesta quarta-feira (22) mudar o nome do Elevado Costa e Silva --conhecido popularmente como Minhocão-- para Elevado Presidente João Goulart.

O projeto de lei aprovado retira a atual denominação do presidente da ditadura militar --Artur da Costa e Silva (1967-1969)-- e substitui pelo presidente deposto pelos militares --João Goulart (1961-1964).

De autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), o projeto de lei é de 2014. Agora, segue para sanção do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). O projeto propõe a revogação do Decreto 8.574 de 19 de dezembro de 1969, que denominou a via como Elevado Costa e Silva.

Segundo justificativa de Gabriel, o presidente do regime militar "causou violência sem precedentes na história do país" ao aprovar no final de 1968 o Ato Institucional número 5 (AI-5), decreto que dava fim a todos os direitos civis.

O projeto foi aprovado em primeira votação no dia 8 de junho. Na ocasião, o vereador explicou à reportagem que foi relator da Comissão da Verdade na Câmara e que uma das determinações do grupo foi retirar dos logradouros os "nomes de torturadores e pessoas que causaram crimes à comunidade".

Informalmente, o elevado é chamado de Minhocão e soma 45 anos de criação. Ao longo dos 3,4 quilômetros de extensão, percorre quatro distritos da região central: Consolação, Santa Cecília, Perdizes e Barra Funda.

Painéis e jardins verticais mudam o visual da região do Minhocão

Band News