Topo

Mudanças na fiscalização provocam filas no aeroporto de Congonhas, em SP

Com a inspeção mais rigorosa, os passageiros de voos domésticos enfrentam longas filas para embarcar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Nelson Antoine/ Framephoto/ Estadão Conteúdo
Com a inspeção mais rigorosa, os passageiros de voos domésticos enfrentam longas filas para embarcar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo Imagem: Nelson Antoine/ Framephoto/ Estadão Conteúdo

De São Paulo

18/07/2016 11h10

Passageiros enfrentaram filas e lentidão para conseguir embarcar no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, 18, por causa das mudanças estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na fiscalização de bagagens.

A fila para entrar na área do raio X chegou até o saguão do aeroporto no andar de baixo. Internautas em uma rede social afirmaram que a demora durou até duas horas. A região do check-in também ficou lotada de passageiros.

Ao todo, cinco voos atrasaram e um foi cancelado. O fluxo de pessoas foi mais intenso das 6 horas até as 9 horas. No período, a previsão era de 63 decolagens no terminal da capital paulista.

Aeroportos de SP

Segundo a GRU Airport, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, não houve filas grandes nem atrasos por causa das mudanças. Às 10 horas, o movimento era considerado "tranquilo".

No Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, não houve atrasos ou problemas, conforme a Infraero.

Brasília e Rio

No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, na capital federal, e no Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro, o embarque de passageiros não foi afetado, informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O que muda

A Anac determinou que, a partir desta segunda-feira, todo passageiro de voo doméstico, incluindo crianças, pode passar por revista física feita por um agente do mesmo sexo. O exame pode ser feito de forma aleatória em local público ou reservado, a critério do passageiro e de agentes, e com a presença de uma testemunha. Se o passageiro se recusar, o embarque poderá ser proibido.

Além disso, notebooks e outros dispositivos eletrônicos devem obrigatoriamente ser tirados de malas e mochilas. Bagagens de mão também podem ser abertas e inspecionadas no momento da passagem pela máquina de raio X.

Veja todas as mudanças nos procedimentos de inspeção na cartilha produzida pela Anac aqui.

Antecedência

A recomendação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa as companhias aéreas Avianca Brasil, Azul, Gol e Latam, é de que os passageiros se apresentem ao check-in do aeroporto pelo menos uma hora e meia antes do horário de decolagem - antes a orientação era de uma hora de antecedência.

Em nota, a associação ressalta que "os procedimentos de embarque para voos internacionais seguem inalterados em relação aos praticados atualmente, e a antecedência recomendada de apresentação para o check-in é de três horas contadas do momento da saída do voo".

Rigor em revista de aeroportos aumenta

Band Notí­cias