Topo

Dono de canil denuncia furto de 91 cães de raça no interior de SP

Entre os cães furtados de canil de Itupeva estão os da raça spitz alemão, semelhantes ao da foto - Sakchai Lalit/AP
Entre os cães furtados de canil de Itupeva estão os da raça spitz alemão, semelhantes ao da foto Imagem: Sakchai Lalit/AP

De Jundiaí

27/07/2016 16h44

A Polícia Civil de Itupeva, na região de Jundiaí (SP), investiga a denúncia de um empresário sobre o furto de 91 cães de raça em um canil instalado dentro de um haras do bairro Nova Era. No último final de semana, o criador César Caso, de 50 anos, notou o desaparecimento dos cães - entre eles, animais das raças spitz alemão, terrier escocês, shitszu, maltês e griffon de Bruxelas.

O investigador chefe da Polícia Civil na cidade, Wagner Agnolon, explicou que fez duas oitivas com os funcionários do haras e proprietários. Eles apenas informaram que a energia do local foi cortada no sábado e não sabem quem teria feito o corte. Também fez acareações, diligências e solicitou duas vezes perícia. Tanto os funcionários como os donos do haras não têm informações para ajudar nas investigações.

A polícia monitora sites na web para acompanhar se os animais são vendidos. Cada um dos cães pode custar R$ 5 mil e, como alguns são campeões, o valor dobra. Um dos cães conquistou importantes títulos mundiais e seus filhotes também foram levados.

Caso estima o prejuízo em R$ 1,5 milhão. Ele ainda disse que os cães têm microchip e o estabelecimento ainda possui o código genético dos animais. Essa foi a terceira vez que o seu canil foi atacado por ladrões.