Topo

Estudantes relatam repressão da PM em ato no centro de São Paulo

11/08/2016 20h21

São Paulo - Um ato de estudantes secundaristas, na tarde desta quinta-feira, 11, na região central de São Paulo foi reprimido pela Polícia Militar, segundo relatos de alunos nas redes sociais. De acordo com os estudantes, cinco alunos chegaram a ser detidos - três na Praça Roosevelt e dois na Rua da Consolação.

Os estudantes se concentraram na Praça Roosevelt para o protesto e, segundo publicação na página Secundaristas em Luta, "estavam todos cantando quando foram reprimidos". Três foram detidos ainda na concentração do ato, de acordo com os alunos.

Eles, então, decidiram seguir em direção ao 4º DP (Consolação), para onde os estudantes detidos teriam sido levados. Os alunos apreendidos foram liberados e, em seguida, o grupo marchou em direção à Rua da Consolação, onde mais dois manifestantes foram presos, segundo relatos nas redes sociais.

Um vídeo publicado pela página Território Livre mostra policiais agredindo uma jovem com cassetete na região da Praça Roosevelt. A Polícia Militar informou, às 19h30, que apenas um estudante estava detido no 4º DP (Consolação) por pichação e incitação à violência. Sobre o vídeo, a PM informou que só se posicionaria após ver as imagens, enviadas pelo Estado à PM às 19h50 desta quinta-feira.

O protesto foi organizado por estudantes que se autodenominam "autonomistas", ou seja, que não fazem parte dos movimentos estudantis.