Topo

Fora de debate, Erundina convoca protesto em frente a emissora de TV

Dario Oliveira/Estadão Conteúdo
Imagem: Dario Oliveira/Estadão Conteúdo

Em São Paulo

21/08/2016 16h37

Impedida pela Justiça de participar dos debates no rádio e na televisão, a candidata do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina, está convocando pelas redes sociais um protesto na noite de segunda-feira (22) em frente ao estúdio da TV Bandeirantes, no Morumbi, onde ocorre o primeiro debate entre os postulantes. O horário marcado para a manifestação é das 19h30 às 21h30, antes da transmissão do debate, agendado para as 22h30.

Na última sexta-feira, Erundina (PSOL) teve negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo um pedido para participar desses eventos. Pela lei estão aptos a estar nos debates os candidatos filiados a partido político com mais de nove parlamentares na Câmara dos Deputados, ao menos que dois terços dos demais adversários concorde com a inclusão de alguém não contemplado pela exigência mínima.

"A decisão antidemocrática de impedir a participação do PSOL nos debates eleitorais é uma afronta às lutas do povo e à livre circulação de ideias. Tirar a voz de uma ex-prefeita que está em terceiro lugar nas pesquisas é a demonstração de que Marta [Suplicy (PMDB)], [João] Dória [PSDB], [Major] Olímpio [Solidariedade] e seus partidos são inimigos da democracia e não merecem governar São Paulo", diz a descrição do evento convocado pela candidatura de Erundina no Facebook.

Os três adversários citados foram os que não concordaram com a participação da ex-prefeita nos debates. Erundina publicou ainda opções de linhas de ônibus que circulam nas proximidades da TV Bandeirantes.

João Doria informou mais cedo, via assessoria de imprensa, que defende a presença de todos os candidatos nos debates, "sem exceção", e a aplicabilidade da regra eleitoral "pouco importando suas posições nas pesquisas de opinião".

Fernando Haddad (PT) voltou a defender, no sábado, a participação de Erundina em todos os debates. Celso Russomanno (PRB) afirmou no mesmo dia que cogita não participar do debate em apoio à adversária.

Para Andrea Matarazzo (PSD), candidato a vice na chapa de Marta Suplicy (PMDB), a ausência de Erundina não interfere "nem para mais nem para menos" no desempenho de Marta.