Topo

Mendes: Lula poderá utilizar 'todos os caminhos' para questionar indiciamento

26/08/2016 19h34

Rio - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta sexta-feira, 26, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disporá de todos os caminhos para impugnar qualquer medida em meio ao indiciamento feito pela Polícia Federal. O ministro falou após seminário comemorativo dos 75 anos da Justiça do Trabalho e 70 anos do Tribunal Superior do Trabalho, na Fundação Getulio Vargas, no Rio.

O ministro citou que Lula poderá utilizar um "eventual habeas corpus até o trancamento do inquérito, se for o caso". O petista foi indiciado no inquérito que investiga o tríplex do Condomínio Solaris, no Guarujá, litoral paulista.

O presidente do TSE evitou fazer avaliações sobre o caso. "Não vou emitir juízo sobre isso até porque os fatos que existem em relação ao ex-presidente estão ainda sendo investigados", afirmou.

Mendes acrescentou que "é preciso primeiro julgar, como dizia o samba, para depois condenar". "Vamos aguardar o pronunciamento da Justiça".