Topo

Aliança é alvo de bando na Vila Madalena, em SP

Mulheres relatam casos no bairro - Manuela Scarpa/Photo Rio News
Mulheres relatam casos no bairro Imagem: Manuela Scarpa/Photo Rio News

Em São Paulo

20/09/2016 07h55

A recorrência de assaltos cometidos contra pedestres e motoristas na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, tem assustado moradores e pessoas que trabalham e usam serviços da região. Criminosos com motos fazem abordagens e levam, segundo relato de vítimas, pertences como celulares, dinheiro e, principalmente, alianças.

Há duas semanas, o relato de uma mulher roubada na rua Harmonia ganhou repercussão no Facebook. A ação acabou flagrada por câmeras de segurança de um condomínio.

"O rapaz aparentemente havia feito uma entrega e veio falar comigo, acreditei que iria me pedir uma informação. Falou: 'Você está com as crianças, então só me passa sua aliança e sai andando'", escreveu.

A vítima, 34, que prefere não se identificar, disse que o caso afetou a rotina. "Fico chateada porque foi no bairro que a gente faz muita coisa a pé, vai à padaria, ao banco, e agora não se sinto mais segura", disse.

Segundo ela, quando comprar um novo anel terá receio de usá-lo na rua novamente. No momento do crime, voltava com os filhos de 2 e 3 anos da escola.

Outras pessoas também foram atacadas da mesma forma recentemente e disseram acreditar que os criminosos têm escolhido mulheres, por serem alvo supostamente mais fácil.

Na mesma rua, a dona de casa Carolina Gálico, 39, foi vítima de tentativa de roubo por um motoqueiro em julho, próximo da estação de metrô do bairro.

Ele se aproximou do carro onde a mulher estava, de vidros abertos, com as duas filhas. "Achei que ele fosse pedir informação. Mas disse: 'Passa a aliança, senão vou te matar'." Carolina percebeu a outra faixa livre e escapou.

Os casos alteraram a rotina da médica Letícia Kawano Dourado, 37. Depois de ter sofrido um assalto há dois anos, ela deixou de pegar metrô e passou a usar táxi para os deslocamentos diários.

"Sozinha, sou uma presa muito fácil. Ainda hoje a gente ouve relatos e fica com receio, então não faço o mesmo caminho", disse.

Números

Os roubos registrados até julho na delegacia da área tiveram aumento de 2,2% em comparação com o ano passado, chegando a 1.213 casos. A PM informou que três pessoas foram presas em flagrantes e um menor foi apreendido por roubo, desde o fim de semana retrasado.

A secretaria acrescentou que está "empenhada em conter a criminalidade". As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".