Topo

Furacão Matthew deixa centenas de milhares sem energia elétrica na Flórida

07/10/2016 09h11

Miami - O furacão Matthew se enfraqueceu na manhã desta sexta-feira para a categoria 3, conforme se aproximava da costa atlântica da Flórida, mas ainda ameaça causar sérios danos em sua rota rumo ao norte ao longo da costa norte-americana. Ele deve seguir para a costa da Carolina do Sul.

Às 5h (hora local), o Centro Nacional de Furacões dos EUA disse que Matthew tinha ventos máximos sustentados de 193 quilômetros por hora, com rajadas de cerca de 100 quilômetros fora do epicentro da tormenta, que deve gerar fortes chuvas e alagamentos em áreas costeiras. A trajetória provável do furacão é que ele apenas fique em áreas costeiras, sem tocar terra.

O governador da Flórida, Rick Scott, afirmou na noite de quinta-feira que era esperada "uma tempestade catastrófica". A autoridade disse que os moradores em áreas com ordem de retirada deveriam obedecer. "Esta tempestade matará vocês", disse. "O tempo está acabando."

O furacão já deixou um rastro de mortes e destruição no Caribe. Pelo menos 183 pessoas foram mortas no Haiti e seis outras mortes tiveram relação com Matthew em outros países, segundo a agência Associated Press.

Pelo menos 340 mil clientes estavam sem energia na Flórida no início da sexta-feira, segundo companhias da área. Os governadores da Flórida, da Geórgia, da Carolina do Sul e da Carolina do Norte declararam estado de emergência.

Mais de 1,5 milhão de pessoas na Flórida vivem em áreas que tiveram recomendações voluntárias ou determinações de retirada. As áreas onde há uma ordem de retirada ficam sobretudo perto da costa.

O presidente dos EUA, Barack Obama, firmou uma declaração de estado de emergência para a Flórida e a Carolina do Sul por causa do furacão. Com isso, fica mais fácil a liberação de recursos para áreas potencialmente afetadas.

Na Flórida, o governador determinou o fechamento de escritórios estaduais na quinta-feira e na sexta-feira em 26 condados. Escolas e universidades em áreas afetadas também fecham nesse período. Companhias aéreas cancelaram voos em aeroportos da Flórida. A Walt Disney disse que fecharia seus parques temáticos em Orlando na tarde da quinta-feira e que eles seguiriam sem operar nesta sexta-feira. Fonte: Dow Jones Newswires.