Topo

São Paulo pode ter máxima de 35ºC nesta quarta

Com 34º de temperatura no centro de São Paulo, pedestre apela para o chapéu de abas largas  - Marcelo S. Camargo/FramePhoto
Com 34º de temperatura no centro de São Paulo, pedestre apela para o chapéu de abas largas Imagem: Marcelo S. Camargo/FramePhoto

Em São Paulo

19/10/2016 12h15

A temperatura em São Paulo pode chegar aos 35ºC nesta quarta-feira (19). De acordo com o Climatempo, a cidade tem previsão de máximo de 35ºC e mínima de 20ºC, a umidade relativa do ar deve atingir valores próximos aos 30% nas horas mais quentes.

Na segunda-feira, 17, a capital registrou a maior temperatura máxima do ano. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), às 16, a estação do Mirante de Santana, na zona norte, registrou 35,2ºC - a mais alta desde 26 de janeiro, quando os termômetros registraram 33,5ºC.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento das Emergências), da Prefeitura, o intenso calor e a chegada da brisa marítima favorecem a ocorrência de chuvas na forma de pancadas entre o final da tarde e o início da noite. Há condições para pontos isolados de forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que mesmo de forma passageira pode elevar o risco para formação de alagamentos e queda de árvores.

Tendência

Ainda segundo o CGE, os próximos dias seguem com sol entre nuvens, calor e baixos índices de umidade nas horas mais quentes. Também persistem as condições para pancadas de chuva concentradas no final das tardes, intensificadas pela propagação de uma frente fria pelo oceano.

A quinta-feira, 20, começa com sol entre nuvens e tempo abafado na Grande São Paulo. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem superar os 33°C. Entre o fim da tarde e a noite a nebulosidade aumenta e retornam as chuvas na forma de pancadas, intensificadas pela aproximação de uma frente fria com raios e rajadas de vento.