Topo

Em reunião sobre Mariana, Temer cobrará providências um ano após desastre

Área devastada em Paracatu de Baixo, subdistrito de Mariana - Cristiane Mattos/Futura Press/Estadão Conteúdo
Área devastada em Paracatu de Baixo, subdistrito de Mariana Imagem: Cristiane Mattos/Futura Press/Estadão Conteúdo

De Brasília

03/11/2016 16h39

O presidente Michel Temer terá uma reunião nesta quinta-feira (3), com representantes das mineradoras Samarco, Vale, BHP Billiton e também com os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, para receber um balanço da tragédia do rompimento de barragens da mineradora, que completa um ano no próximo dia 5.

Segundo interlocutores do presidente, as notícias que chegaram até Temer dão conta de que indenizações e providências que foram acertadas após o acidente não estariam sido cumpridas.

Por parte do governo, participarão do encontro a ministra da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça, os ministros Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia) e o Sarney Filho (Meio Ambiente), além de representantes do Ibama.

No último dia 20, o Ministério Público Federal denunciou à Justiça 21 integrantes da cúpula da Samarco e conselheiros da empresa indicados pelas controladoras da mineradora, Vale e BHP Billiton, por homicídio qualificado com dolo eventual - quando se assume o risco de matar - pela morte das 19 vítimas da queda da barragem de Fundão.