Topo

Manifestantes voltam a interditar rua contra reintegração no Rio

Polícia Militar faz operação de reintegração de posse na região do Horto, nos limites do Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta segunda-feira (7) - José Lucena/Estadão Conteúdo
Polícia Militar faz operação de reintegração de posse na região do Horto, nos limites do Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta segunda-feira (7) Imagem: José Lucena/Estadão Conteúdo

No Rio

07/11/2016 20h49

Moradores da Comunidade do Horto interditaram novamente a Rua Jardim Botânico, no bairro de mesmo nome situado na zona sul do Rio, por volta das 17 horas desta segunda-feira (7). A iniciativa foi decorrência de um protesto que começou de manhã, durante uma tentativa de cumprimento de um mandado judicial de reintegração de posse de um imóvel. A via foi liberada às 18h35 e não houve registro de feridos nem de detidos.

A comunidade é composta por pelo menos 520 famílias e todas temem ser desalojadas, embora a ação de hoje se refira a apenas uma casa.

A justificativa da União, dona do terreno, ao mover ações de reintegração de posse, é o interesse ambiental e a defesa de um perímetro do Jardim Botânico.

Pela manhã, policiais do Batalhão de Choque usaram balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta contra os manifestantes. Pelo menos quatro moradores foram feridos por balas de borracha e precisaram ser atendidos por bombeiros.