Topo

Manifestantes protestam na frente da Alerj contra pacote de Pezão

Servidores públicos estaduais realizam protesto em frente à Alerj contra o que chamam de pacote de maldades do governo do Estado - Luiz Souza/Estadão Conteúdo
Servidores públicos estaduais realizam protesto em frente à Alerj contra o que chamam de pacote de maldades do governo do Estado Imagem: Luiz Souza/Estadão Conteúdo

No Rio

22/11/2016 12h12

Cerca de 200 servidores de áreas como segurança, educação e cultura do Estado do Rio de Janeiro participavam no final da manhã desta terça-feira (22) de protesto na porta da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio). Eles se manifestam contra o pacote de medidas anticrise que está sendo discutido pelos deputados.

Nesta terça, os parlamentares irão debater itens impopulares como o adiamento de aumentos salariais aprovados em 2014 que entrariam em vigor em 2017 ou 2018 e ainda a extinção de programas sociais como o Renda Melhor.

No fim da manhã, dezenas de policiais militares e integrantes da Força Nacional de Segurança, disponibilizada pelo Ministério da Justiça, cercaram o prédio da Alerj, que, no início do mês, chegou a ser ocupado em outro protesto de servidores. Grades de alumínio separam os manifestantes da entrada do Palácio Tiradentes e uma barreira de policiais está disposta atrás das estruturas.

No último dia 16, as grades foram derrubadas pelos manifestantes. A polícia respondeu com balas de borracha, bombas de efeito moral e gás de pimenta para dispersar os manifestantes.

Representantes de categorias integrantes do Muspe (Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado) foram recebidos na Alerj nesta manhã. Eles querem apresentar uma carta na qual rechaçam os 22 itens do pacote de medidas proposto pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Caso as discussões prossigam e os itens sejam votados, existe a possibilidade de convocação de uma greve geral no dia 7 de dezembro.

"Vamos esperar uma resposta até o dia 29. Se a resposta for negativa, haverá indicativo de greve geral. Nosso movimento ganhou força com a prisão do Sérgio Cabral (ex-governador do Rio pelo PMDB, acusado de chefiar esquema que envolveu pelo menos R$ 224 milhões em propinas, preso na quinta-feira passada). Está na cara que o Pezão está envolvido. Impossível ele não saber de nada", disse Marcos Ferreira, diretor do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal.

Mais cedo, integrantes do coro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que participam do ato com representantes do corpo de baile e da orquestra do teatro, cantaram o Hino Nacional.

"Sentimos uma frustração muito grande. O ano começou bem. Veio a Olimpíada e terminamos com a prisão de dois ex-governadores, sendo o Cabral acusado de causar essa crise toda no Estado", disse o cantor Pedro Oliveiro, representante do coro do Municipal.

O ex-governador Anthony Garotinho (PR) também foi preso na quarta-feira passada, acusado de crime eleitoral.