Topo

Amigo de Cabral libertado por engano já voltou para a prisão

Sérgio Cabral e o amigo Luiz Carlos Bezerra (à dir.) - Reprodução/Ministério Público Federal
Sérgio Cabral e o amigo Luiz Carlos Bezerra (à dir.) Imagem: Reprodução/Ministério Público Federal

No Rio

24/11/2016 18h11

Luiz Carlos Bezerra, preso da Operação Calicute, que havia sido colocado em liberdade por engano na manhã desta quarta-feira (23), já voltou para a prisão. Ele se apresentou à Justiça Federal, acompanhado de seu advogado, nesta quinta (24).

"Ele passou 24 horas livre, irregularmente. Foi no mínimo falta de cuidado", afirmou o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal, à reportagem.

Bezerra, amigo de infância do ex-governador Sérgio Cabral e acusado de ser operador do esquema de propinas, foi libertado com habeas corpus no processo em que é acusado de porte ilegal de armas. A Polícia Civil, ao fazer a averiguação se o preso tinha outro mandado de prisão, deu o "nada consta" e Bezerra foi libertado.

Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informou que recebeu o alvará de soltura e cumpriu a determinação judicial. "Cabe ressaltar que no 'sarqueamento' (averiguação de novos mandados) não constava mandado de prisão pendente."

O gabinete do juiz Bretas informou que o processo instaurado pela 7ª Vara Federal consta do Sipen (Sistema de Identificação Penitenciário).

Já a polícia afirma que a Polinter (Polícia Interestadual) não foi comunicada nem pela 7ª Vara nem pela PF sobre a existência de outro mandado de prisão. Bezerra acabou solto. "Na ocasião da solicitação de consulta, foi realizada pesquisa no sistema policial e no banco nacional de mandados de prisão do Conselho Nacional de Justiça, inexistindo qualquer informação sobre a existência de mandado de prisão", diz a corporação.