Topo

Nome de Doria para 2018 cria mal-estar no PSDB, e prefeito determina 'lei do silêncio'

Em público, Doria não se cansa de repetir que seu candidato a presidente é Alckmin - MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO
Em público, Doria não se cansa de repetir que seu candidato a presidente é Alckmin Imagem: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO

Alberto Bombig e Pedro Venceslau

Em São Paulo

28/03/2017 10h06

No cargo há menos de três meses, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), começa a experimentar as primeiras ondas de calor oriundas da fogueira de vaidades do PSDB e já teme ser vítima do famoso "fogo amigo" tucano. Como consequência, Doria orientou assessores diretos a evitar comentários e análises em público e em privado sobre a possibilidade de ele ser candidato a presidente ou a governador do Estado em 2018.

A primeira labareda mais intensa foi sentida na semana passada. Em entrevistas publicadas pelos jornais "O Estado de S. Paulo" e "O Globo", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou Doria. "Gestor não inspira nada. Tem de ser líder." Apresentar-se como um "gestor" da iniciativa privada foi um fator decisivo na campanha eleitoral pela Prefeitura de São Paulo.

Faíscas de fogo amigo surgem nos grupos do senador José Serra e do governador Geraldo Alckmin, que, nos bastidores, começam a ensaiar as primeiras críticas à gestão Doria na prefeitura.

Outra chamuscada foi dada pelos partidos aliados de Alckmin em São Paulo. O secretário-geral do PTB, deputado estadual Campos Machado, e Roberto Jefferson, presidente nacional da legenda, afirmaram que o PTB "apoia Alckmin, e não o PSDB" à Presidência em 2018.

Para ficar mais claro, disseram que Doria não teria o apoio deles em uma candidatura. Setores do PHS e do PV foram na mesma linha.

Por causa disso, o prefeito avalia que suas chances de concorrer ao Planalto diminuem conforme aumentam as especulações em torno de sua eventual candidatura.

Segundo um de seus auxiliares, o prefeito entende que administrar São Paulo e obter sucesso na empreitada é, hoje, seu maior capital político.

Até porque, como ficou claro, Doria não terá apoio dos três principais líderes do PSDB em São Paulo caso queira se lançar, agora, no cenário eleitoral.

FHC, Serra e Alckmin não estão interessados em tê-lo como pré-candidato ao Planalto neste momento, já que os dois últimos também cogitam concorrer a presidente. Quanto ao governo, ainda não há consenso. Serra é mais refratário à ideia, enquanto Alckmin se mostra menos resistente a cada dia.

Presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) não fechou posição sobre o tema. Como disse um de seus aliados, Aécio não gosta da ideia porque ainda se coloca como candidato ao Planalto em 2018, mas também não desgosta porque é interessante para ele ver Doria agitando os bastidores do PSDB paulista.

Em público e também reservadamente, Doria não se cansa de repetir que seu candidato a presidente é Alckmin, a quem deve a candidatura a prefeito e boa parcela do sucesso eleitoral.

Não será tarefa fácil, no entanto, para assessores diretos de Doria obedecerem à "lei do silêncio" imposta por ele. O entorno mais próximo do prefeito está empolgado com seu modo de fazer política e de comandar.

Acha que ele tem um dinamismo raro entre seus pares. Porém, quem conheceu seu estilo mais de perto nestes quase três meses de gestão diz que, caso ele identifique alguma "central de boatos eleitorais" na administração, será implacável na punição.

De fora para dentro

Como ninguém no PSDB assume a autoria ou mesmo reconhece um movimento concreto pró-Doria 2018 dentro do partido, a maior força do prefeito neste momento está entre os chamados "simpatizantes". Até agora o mais barulhento deles é o Movimento Brasil Livre (MBL), que já lançou Doria para a Presidência da República.

Há ações pela candidatura Doria também entre o empresariado que tendem a ganhar mais corpo se o conjunto das delações da Odebrecht complicar o trio Serra, Aécio e Alckmin.

Se isso se confirmar, o mais provável é que a "lei do silêncio" do prefeito seja ineficaz diante da temperatura política. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".