Topo

Madrugada em SP registra mais chuva que a média para todo o mês de abril

Marginal Tietê, na altura da ponte das Bandeiras, ficou alagada - Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo
Marginal Tietê, na altura da ponte das Bandeiras, ficou alagada Imagem: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo

Bibiana Borba e Paulo Beraldo

São Paulo

07/04/2017 07h16

Dezenas de pontos da capital paulista estão totalmente bloqueados na manhã desta sexta-feira ( 7) em razão de alagamentos causados pelo temporal da madrugada. O rio Tietê transbordou e tem interdições em vários pontos. As zonas norte e oeste da cidade são as mais afetadas. Em algumas regiões, a precipitação ultrapassou 100 milímetros --mais do que a média histórica para todo o mês de abril, de 80 milímetros.

A situação é mais crítica nos acessos à cidade pelas duas pontas da marginal do Tietê. A recomendação é evitar a via no sentido Castelo Branco, na região de divisa com Guarulhos, e o sentido Ayrton Senna na região da Lapa.

avenida do Estado alagada - Nivaldo Lima/Futura Press/Estadão Conteúdo - Nivaldo Lima/Futura Press/Estadão Conteúdo
Avenida do Estado, no Ipiranga, ficou completamente interditada
Imagem: Nivaldo Lima/Futura Press/Estadão Conteúdo

Por volta das 6h45, muitos motoristas ainda aguardavam a chegada de guinchos, desde a madrugada, devido a problemas mecânicos. Em locais não sinalizados, veículos transitavam pela contramão para desviar das interdições.

Os congestionamentos se estendiam pelas rodovias Presidente Dutra, Ayrton Senna, Castelo Branco e dos Bandeirantes, além da marginal do Pinheiros. Como reflexo, o trânsito ficou mais carregado do que o normal em todas as principais vias da capital e região metropolitana.

Motoqueiros tentam atravessar a marginal Tietê - Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo - Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo

Às 6h45, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrava 13 pontos intransitáveis. Durante a madrugada, os bombeiros atenderam 32 ocorrências de alagamentos e inundações. Ao menos oito córregos transbordaram desde a noite de quinta-feira (6). Não há relatos de vítimas até o momento.

Motoqueiro enfrenta marginal alagada - Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo - Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo