Topo

PM volta à Rocinha e busca suspeitos de invasão em 3 favelas; Rio tem 5.900 alunos sem aula

19.set.2017 - PMs fazem incursão nesta terça-feira na Rocinha - Fabiano Rocha/Agência O Globo
19.set.2017 - PMs fazem incursão nesta terça-feira na Rocinha Imagem: Fabiano Rocha/Agência O Globo

Constança Rezende

Rio

19/09/2017 10h36

O Bope (Batalhão de Operações Especiais) realiza nova ação na favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (19), dois dias após o confronto entre traficantes no local que durou cinco horas. Além da Rocinha, a polícia age hoje em outras três comunidades que pertencem à mesma facção criminosa --Vidigal, Morro do São Carlos, no Estácio, e Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte.

Na segunda-feira (18), as polícias Militar e Civil também realizaram uma operação na Rocinha, com 400 policiais, e prenderam três pessoas.

O BAC (Batalhão de Ação com Cães) também está hoje nas favelas Chapéu Mangueira e Babilônia, na zona sul. Na madrugada de domingo (17), um intenso tiroteio deixou dois mortos nas comunidades do Leme, bairro vizinho a Copacabana.

De acordo com a PM, as ações são desdobramentos da operação na segunda-feira, na Rocinha, para prender envolvidos na disputa do tráfico local. Questionado pela reportagem, o órgão não quis informar qual o efetivo de policiais empregado nessas operações.

A tentativa de invasão da Rocinha por traficantes rivais --o bando do traficante Nem tentou retomar o controle do tráfico, hoje sob o comando de Rogério 157-- teve a participação de criminosos da Vila Vintém, São Carlos e Morro dos Macacos.

Nem e Rogério 157, que pertencem à facção ADA (Amigos dos Amigos), romperam relações e seus grupos entraram em confronto na manhã de domingo em tiroteio de ao menos cinco horas.

Até as 9h40 desta terça, houve a apreensão de um fuzil, uma pistola e drogas no Morro Chapéu Mangueira. Um suspeito foi ferido durante confronto e levado ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, zona sul.

Quase 6.000 alunos sem escolas

A Secretaria Municipal de Educação informou nesta terça que unidades escolares na Rocinha, comunidade Vila Canoas, Vidigal, Serrinha e Juramento estão sem atendimento. No total são 12 escolas, seis creches e um EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil). Segundo a pasta, 5.905 alunos estão sem aulas.

Manguinhos/Benfica (Comunidade do Arará)
1 creche
Total de alunos: 262

Rocinha
6 escolas
2 creches
Total de alunos: 3.208

Chapéu Mangueira (Leme)
1 creche
Total de alunos: 55

Morro dos Macacos
4 escolas
1 creche
Total de alunos: 1.538

Costa Barros
1 escola
1 creche
Total de alunos: 309

Barros Filho
1 escola
1 EDI
Total de alunos: 533