Topo

Governo de SP troca 2.400 moradias por fim de ocupação no ABC

Na ocupação, há cerca de 8.000 famílias - Rivaldo Gomes/Folhapress
Na ocupação, há cerca de 8.000 famílias Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Em São Paulo

20/03/2018 08h40

Acampados há 6 meses em um terreno particular em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) comemoraram um acordo firmado com o governo Geraldo Alckmin (PSDB) que prevê a entrega de 2.400 unidades habitacionais para a entidade em troca do fim da ocupação, batizada de Povo Sem Medo.

O acordo foi anunciado como uma vitória da ocupação pelo coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, neste domingo (18), com direito à queima de fogos. O governo do Estado, diz ele, vai ceder quatro terrenos na região para construir as moradias, o que deve ocorrer por meio do programa Minha Casa Minha Vida Entidades.

Em nota, a Secretaria de Estado da Habitação afirmou que a finalidade da proposta é "atender e dar dignidade às famílias da ocupação" que se enquadrem nos "requisitos da política pública habitacional".

Na ocupação, há cerca de 8.000 famílias. Com 78 mil m², o terreno perto da rodovia Anchieta pertence à empresa MZM Incorporação e foi ocupado pelos sem-teto no dia 1º de setembro. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".