Topo

Morte no Beach Park: boia de grupo ultrapassava em 23% peso permitido

3.jan.2017 - Imagem do parque aquático Beach Park, no Ceará - Reprodução/Facebook Beach Park
3.jan.2017 - Imagem do parque aquático Beach Park, no Ceará Imagem: Reprodução/Facebook Beach Park

Lauriberto Braga, especial para o Estado

Fortaleza

18/07/2018 18h31Atualizada em 19/07/2018 22h47

Os peritos que investigam a morte do radialista Ricardo José Hilário da Silva, de 43 anos, no toboágua Vainkará, do parque aquático Beach Park, constataram que a boia que levava o grupo de quatro pessoas na descida do brinquedo ultrapassava em 23,4% o peso permitido. O peso dos quatro integrantes somados deu 395 quilos, quando o máximo permitido é de 320 quilos.

Das quatro pessoas que foram arremessadas da boia, Ricardo Hill foi o único que bateu a cabeça na estrutura no toboágua, tendo traumatismo craniano e morte imediata. Michele Laverde teve escoriações leves nos braços e nos seios. Tarcísio Pontes e Mateus Sena saíram ilesos. Michele pesa 90 quilos. O mesmo peso de Ricardo. O mais pesado era Mateus com 110 quilos. Tarcísio pesa 105 quilos.

Leia mais:

Mateus Sena reconhece que tinha uma placa na descida do brinquedo advertindo para o peso máximo, mas não havia conferência através de balança do peso de cada grupo na hora do uso. Com isso a família de Ricardo Hill estuda solicitar uma indenização do Beach Park por negligência.

A perícia será encaminhada à Delegacia de Proteção ao Turista, que tem 30 dias para concluir o inquérito.

Parque contesta sobrepeso

Em nota divulgada na terça-feira (17), o parque afirmou que todas as medidas de segurança são adotadas para o uso dos brinquedos.

"O parque reitera que é completamente equivocada a informação de que a boia ultrapassou a barreira de contenção do brinquedo e que os visitantes tenham sido arremessados. A boia virou no final do percurso dentro da atração, já próximo da piscina. A perícia está sendo realizada pelas autoridades com apoio do Beach Park e a identificação das causas do acidente só será confirmada após a finalização deste trabalho. O Beach Park lamenta muito o ocorrido e reforça seu compromisso prioritário com a segurança e a integridade de seus visitantes por meio de treinamentos diários com toda a equipe".

Em outro comunicado, enviado nesta quinta (19), o parque contestou a informação sobre o possível sobrepeso na boia em que Ricardo Hill estava. "O Beach Park esclarece que a informação que está sendo disseminada na imprensa sobre resultados prévios da perícia, referente ao peso dos envolvidos no acidente do último dia 16, não é oficial. O parque segue apoiando os órgãos responsáveis na apuração e não especula as causas até a conclusão oficial desse trabalho".

O parque também encaminhou nota da Pefoce (Perícia Forense do Estado do Ceará), que diz que a entidade "não repassa qualquer dado preliminar durante o processo de elaboração dos laudos para não comprometer a investigação policial, que é realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE)".

Reabertura

Nesta quarta-feira, 18, o Beach reabriu, depois de um dia de luto, mas o Vainkará continua interditado por tempo indeterminado para investigação. O movimento no parque após o acidente fatal foi pequeno em relação à expectativa do empreendimento para esta alta estação.

Na nota enviada nesta quinta, o Beach Park também contestou a informação sobre a queda de público. "O parque informa que é equivocada a informação sobre o baixo público recebido no local na data de ontem, 19 de julho, já que o número de visitantes foi dentro da média diária esperada no mês, que é considerado período de alta temporada".

O corpo de Ricardo Hill foi sepultado na tarde desta quarta-feira (18), no cemitério da Consolação, em Sorocaba.