Topo

SP é recordista de pedidos de nacionalidade portuguesa

Gabriel Ramos/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Gabriel Ramos/Getty Images/iStockphoto

Ana Paula Niederauer e Juliana Dióegenes

Em São Paulo

20/10/2018 08h45

O Consulado-Geral de Portugal em São Paulo foi o que mais recebeu pedidos de nacionalidade portuguesa em toda a rede consular do país em 2017. Foram 12.217 solicitações, quase o triplo do Rio, segundo colocado em número de pedidos.

Na quinta-feira (18), o Consulado-Geral em São Paulo suspendeu novos pedidos de nacionalidade na capital paulista e em Santos, cidade do litoral sul do estado, até 2 de janeiro. O motivo, segundo o órgão, é a sobrecarga do setor consular com o "número crescente" de pedidos de visto. "Esta decisão insere-se no âmbito da gestão consular e visa a fazer face ao crescente número de pedidos de vistos", informou.

Segundo o Consulado-Geral em São Paulo, a medida não será replicada nos demais consulados de Portugal no País. "A escolha de 2 de janeiro para voltar a aceitar pedidos de nacionalidade naquele consulado relaciona-se com o início do ano civil."

Até setembro, os pedidos de visto no Consulado-Geral em São Paulo cresceram 34% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram quase 6 mil pedidos --61% deles de vistos de estudo. Para Miguel Silva, do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, há relação com o fato de que a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tenha passado a ser aceita em instituições portuguesas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.