Topo

Até agora, STJ negou todos os recursos sobre 2ª instância

01.mar.2018 - O ex-presidente Lula durante entrevista em São Paulo  - Nelson Almeida/AFP
01.mar.2018 - O ex-presidente Lula durante entrevista em São Paulo Imagem: Nelson Almeida/AFP

Ricardo Brandt

Em São Paulo

05/04/2019 07h50

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) encerrou até agora o julgamento de cinco recursos como o apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que busca anular sua condenação na segunda instância da Lava Jato, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4.ª Região). Nos cinco processos, os pedidos dos réus - a lista inclui doleiros e empresário -, foram negados e os veredictos, mantidos na Corte. Os dados do STJ mostram mais de 50 pedidos de recursos contra decisões do TRF-4.

Condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP), Lula aguarda julgamento do recurso que questiona decisão do ministro Felix Fischer, relator da Lava Jato no STJ. Fischer negou em 23 de novembro do ano passado os argumentos da defesa do ex-presidente que questionam a legalidade da sentença.

Na terceira instância, o réu e a acusação podem recorrer por meio de recursos em que contestam, não mais as provas do processo, mas o descumprimento das regras legais do julgamento. Lula foi condenado por unanimidade na segunda instância - no caso da Lava Jato, a 8.ª Turma do TRF-4 - em 24 de janeiro de 2018 e teve pena aumentada.

Quando o recurso especial é negado pelo relator, a defesa pode recorrer com um agravo regimental no recurso especial - que é o que fizeram os advogados de Lula -, fazendo com que o caso seja levado para os demais ministros da Quinta Turma do STJ. A previsão é de que o órgão colegiado analise o pedido nos próximos dias. Assim que a Corte decidir se aceita o novo recurso de Lula, alterando ou mantendo a condenação da segunda instância, a defesa pode recorrer mais uma vez.

Eleitoral

O ex-presidente tenta agora anular o processo e levar o processo para o (TSE Tribunal Superior Eleitoral), após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) segundo a qual casos de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro que estiverem ligados ao crime de caixa 2 devem ser julgados na Corte Eleitoral.

Toffoli

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, decidiu ontem retirar de pauta o julgamento das ações que tratam da prisão após condenação em segunda instância, que estava marcado para o dia 10 de abril. Na ocasião, os ministros poderiam mudar o entendimento atual, que permite a execução antecipada da pena - medida defendida pela força-tarefa da Operação Lava Jato. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Filho caçula de Lula será assessor de deputado do PT em São Paulo

redetv