Topo

Moro afirma considerar 'possível' aprovação do pacote anticrime ainda em 2019

05.mai.2019 - - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, participa da cerimônia de entrega do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho - Marcelo Camargo/Agência Brasil
05.mai.2019 - - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, participa da cerimônia de entrega do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fábio Grellet

Rio

13/05/2019 20h28

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou nesta segunda-feira, 13, que considera "possível" a aprovação ainda em 2019 do pacote de medidas anticrime que encaminhou ao Congresso Nacional. "Acreditamos no projeto, que tem medidas simples e eficazes", afirmou o ministro ao chegar a um evento no Rio de Janeiro, à noite.

Moro participou da abertura do I Simpósio Nacional de Vitimização Policial, durante o qual foi lançado o documentário "Heróis do Rio de Janeiro", que trata de policiais militares atacados por criminosos durante o trabalho no Estado do Rio. "O policial está aí para servir e proteger, e não para ser alvo da criminalidade", afirmou Moro.

"Não existe solução mágica (para o fim da vitimização dos policiais). Como estratégia, (uma medida seria) usar força sobrepujante. Para evitar o fator surpresa, a redução da criminalidade em geral", avaliou o ministro, que não quis se manifestar sobre sua possível indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), quando abrir a próxima vaga no órgão. "(Não falar sobre isso) É uma questão de respeito aos policiais vitimados", afirmou.

Moro citou dados que indicam redução da criminalidade nos primeiros meses deste ano, mas disse que "é cedo para comemorar". Questionado sobre a aprovação do projeto anticrime ainda neste ano, afirmou que "é possível", mas não fez mais comentários sobre o trâmite.