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Justiça condena loja por identificar adolescente como 'Carade Kenga'

Loja da Ricardo Eletro, empresa condenada a indenizar consumidora - Divulgação
Loja da Ricardo Eletro, empresa condenada a indenizar consumidora Imagem: Divulgação

Pepita Ortega

São Paulo

27/05/2019 13h59

A Justiça do Espírito Santo condenou uma rede de lojas de eletrodomésticos a indenizar, em R$ 5.000, uma adolescente que teve seu sobrenome substituído em uma nota fiscal por "Carade Kenga".

Os pais da moça também receberão uma reparação de danos de R$ 1.150 cada um. A decisão foi dada pela juíza Katia Toribio Laghi Laranja, da 4ª Vara Cível, Órfãos e Sucessões de Cariacica.

Nos processo, a adolescente conta que foi até uma loja da Ricardo Eletro para comprar um secador de cabelo. Ao encontrar o produto, a jovem o pediu ao vendedor, que disse então que ela teria que realizar um cadastro no banco de dados da empresa.

A cliente diz que durante a coleta dos dados para emissão da nota fiscal de compra, a atendente do caixa a olhou com "uma expressão facial de estranheza" e que o vendedor "a olhava fixamente".

Dois dias depois, a adolescente percebeu que seu sobrenome foi substituído por "Carade Kenga" na nota fiscal e diz que sentiu "humilhação, tristeza e baixa autoestima".

Os autos indicam que, em defesa, a rede de lojas afirmou que não houve dano moral.

A juíza concluiu que a empresa "confessou os fatos" ao informar que o funcionário responsável foi identificado e "retirado do quadro de colaboradores".

Para a magistrada, o fato "ofendeu a honra" da jovem. Segundo ela, o ato ainda presenciado por outros funcionários que tiveram contato com a nota fiscal no pagamento e entrega do produto.

A juíza considerou que os pais da adolescente, que alegaram "indignação", sofreram dano moral reflexivo "uma vez que presenciaram o sofrimento da filha".

Defesa da Ricardo Eletro

"A Ricardo Eletro informa que repudia qualquer ato que viole seus valores éticos e manifesta seu empenho no melhor atendimento aos seus consumidores. Preocupada com o bom atendimento aos seus consumidores, a varejista ressalta que realiza treinamentos regulares com todos os seus colaboradores", disse a empresa por meio de nota.

A empresa informou que ainda está avaliando a possibilidade de recorrer da decisão. "A Ricardo Eletro reforça seu compromisso com a transparência e melhores práticas no atendimento ao cliente, sempre respeitando as leis vigentes."