Topo

Rosa Weber autoriza ex-deputado com câncer a cumprir pena em casa

O ex-deputado Paulo Feijó - Zeca Ribeiro -12.mar.2014/Câmara dos Deputados
O ex-deputado Paulo Feijó Imagem: Zeca Ribeiro -12.mar.2014/Câmara dos Deputados

Luiz Vassallo e Rafael Moraes Moura

São Paulo e Brasília

27/05/2019 15h43

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber autorizou o ex-deputado federal Paulo Feijó (PR-RJ) a cumprir pena de 12 anos de prisão em casa. A decisão acolhe parecer da Procuradoria-Geral da República e pedido da defesa, que sustentou que o ex-parlamentar tem um câncer e precisa de tratamento.

O ex-congressista foi condenado a 12 anos de reclusão em regime fechado e ao pagamento de 374 dias-multa pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um desmembramento da Operação Sanguessuga.

A Sanguessuga revelou, segundo a Procuradoria, um esquema criminoso com tentáculos em diversos estados, para o desvio de recursos públicos por meio da aquisição superfaturada, por prefeituras, de veículos, especialmente ambulâncias, e equipamentos médicos, com licitações direcionadas a empresa específica.

Após a ministra determinar o imediato cumprimento da pena, a defesa informou sobre a realização de cirurgia de emergência a que havia sido submetido em razão da descoberta de um câncer.

Rosa Weber determinou que a Vara de Execuções Penais ordenasse a avaliação médica de Feijó. Após o resultado do exame, a Procuradoria se manifestou pelo início do cumprimento da pena em domiciliar.

Ao menos por ora, o réu Paulo Feijó não apresenta condições físicas de cumprir sua pena em estabelecimento do sistema penitenciário do Rio de Janeiro

Rosa Weber, ministra do STF

"Por consequência, a execução penal deve ser iniciada em regime domiciliar, com monitoramento eletrônico, autorizando-se apenas as saídas que se fizerem necessárias para tratamento médico, sempre precedidas de relatórios médicos", escreveu a ministra.