Topo

Lula envia carta aberta em solidariedade ao presidente da OAB

Para Lula, presidente da OPA e família foram cruelmente desrespeitados -
Para Lula, presidente da OPA e família foram cruelmente desrespeitados

Gregory Prudenciano

São Paulo

30/07/2019 15h56

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, enviou hoje uma carta aberta a Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Na carta, Lula se solidariza com Santa Cruz por declarações feitas nesta segunda-feira (29) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) a respeito do pai do advogado, Fernando Santa Cruz, declarado morto por violência causada pelo Estado durante a Ditadura Militar.

"Quero me solidarizar com você e sua família pelo cruel desrespeito que os atingiu no dia de ontem. Só quem suportou o sofrimento de perder um ente querido, sem ter sequer o direito de velar seu corpo, poderá avaliar a dor que vocês sentem nesse momento. É como se violentassem o seu pai mais uma vez, e junto com ele todas as vítimas da ditadura", escreveu Lula.

Na sequência, Lula disse que Bolsonaro "revela seu caráter covarde" ao "atacar os mais frágeis e os que nem podem mais se defender". Quando falou sobre o caso, o presidente afirmou que Fernando foi morto por correligionários na década de 1970, versão contrária à oficial, na qual há reconhecimento da responsabilidade do Estado no sequestro e desaparecimento de Fernando em 1974.

Na carta, Lula ainda disse a Santa Cruz que "a imensa maioria do povo brasileiro ama a paz e a democracia" e que sempre irá "reverenciar nossos verdadeiros heróis", algo que "os tiranos não conseguem suportar".

Veja as falas polêmicas de Bolsonaro

Band Notí­cias