Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula processa dono da Havan por faixa que chama ex-presidente de 'cachaceiro'

22.nov.2019 - O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura do 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade, região central da capital paulista, na noite de ontem (22). 22/11/2019 - Foto: VILMAR BANNACH/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - VILMAR BANNACH/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
22.nov.2019 - O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura do 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade, região central da capital paulista, na noite de ontem (22). 22/11/2019 - Foto: VILMAR BANNACH/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Imagem: VILMAR BANNACH/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Alessandra Monnerat

São Paulo

30/12/2019 13h00

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com uma ação na Justiça contra o dono das lojas Havan, Luciano Hang, por calúnia e difamação. O empresário afirmou que patrocinaria aviões para sobrevoar praias de Santa Catarina levando faixas com dizeres contra o petista - no sábado, 28, Hang publicou um vídeo em que uma aeronave mostra a frase "Lula cachaceiro devolve meu dinheiro".

A defesa de Lula pede a proibição das mensagens contra o ex-presidente e o pagamento de indenização de R$ 100 mil por danos morais.

A petição encaminhada à 2ª Vara Cível de Navegantes, em Santa Catarina, alega que a circulação das frases contra Lula fere gravemente a imagem e a honra do ex-presidente. "Com sua conduta, (Hang) desbordou injustamente do direito ao antagonismo político e livre opinião, ofendendo até mesmo qualquer senso de civilidade no debate político em plena ebulição no País", afirmou a defesa do petista.

No dia 1º de dezembro, Hang anunciou em seu Twitter que custearia a exibição de "mensagens patriotas" por um avião que sobrevoaria o litoral catarinense. Entre as frases, sugeridas por seus seguidores, estavam "Lula na cadeia, eu com o pé na areia"; "Melhor que o verão, é o Lula na prisão" e "Lula enjaulado é o Brasil acordado". No sábado, o empresário divulgou um vídeo que mostra uma aeronave carregando uma faixa com a frase "Lula cachaceiro devolve meu dinheiro".

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Havan mas não havia obtido resposta até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para manifestações.