Topo

Esse conteúdo é antigo

Depois da enchente, rio Tietê deixa toneladas de lixo na área urbana de Salto

Temporal que atingiu a Grande São Paulo fez o Rio Tietê transbordar na cidade de Salto (SP) - LUCIANO CLAUDINO/ESTADÃO CONTEÚDO
Temporal que atingiu a Grande São Paulo fez o Rio Tietê transbordar na cidade de Salto (SP) Imagem: LUCIANO CLAUDINO/ESTADÃO CONTEÚDO

José Maria Tomazella

Sorocaba

14/02/2020 10h13

Depois da enchente que causou danos e levou à interdição parcial dos pontos turísticos da cidade, agora é o lixo deixado pelo rio Tietê que afeta a rotina dos moradores de Salto, no interior de São Paulo. Até a noite de ontem, ao menos 8 toneladas de material - garrafas PET, brinquedos, latas, isopor e restos de móveis - tinham sido retiradas das margens do rio.

O Parque das Lavras, atração turística que concentra a maior parte dos resíduos, permanece interditado devido ao risco de contaminação.

O lixo assentou também sobre as rochas do Complexo da Cachoeira, na região central da cidade.

Devido à dificuldade de acesso a essas áreas, o secretário do Meio Ambiente, Ângelo Piva, acredita que será necessária pelo menos uma semana de trabalho para concluir a limpeza. Segundo ele, o lixo provém principalmente da capital e de cidades da região metropolitana de São Paulo, após ser carreado para o leito do rio pelas inundações que atingiram a região na última segunda-feira (10).

O material coletado está sendo desinfetado e encaminhado para o aterro sanitário da cidade.