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Pelo quarto dia seguido, trens do monotrilho da Linha 15 - Prata de São Paulo não funcionam

Estação São Mateus da linha 15 - Prata do monotrilho de São Paulo - Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Estação São Mateus da linha 15 - Prata do monotrilho de São Paulo Imagem: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Renata Okumura

São Paulo

03/03/2020 10h19

Os trens do monotrilho da Linha 15 - Prata, na zona leste da cidade de São Paulo, permanecem com serviço paralisado hoje, pelo quarto dia consecutivo. O rompimento do pneu em uma composição na última quinta-feira (27) provocou a paralisação do monotrilho ontem e no fim de semana, para a realização de testes.

Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), "toda a frota está sendo inspecionada pelo Metrô e pela fabricante Bombardier para garantir a retomada da operação com segurança". Ainda não há previsão para o funcionamento voltar ao normal.

A São Paulo Transporte (SPTrans) afirma que o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi novamente acionado nesta terça-feira pelo Metrô, entre as estações São Mateus e Vila Prudente, das 4h20 até o fim da operação do dia.

"O serviço opera com 60 veículos nos horários de pico, conforme pedido do Metrô, que poderá solicitar a inclusão ou retirada dos ônibus em operação a qualquer momento", disse, em nota, a SPTrans.

Acidentes

Em janeiro do ano passado, houve uma colisão entre dois trens do monotrilho da Linha 15 - Prata. O acidente envolveu composições vazias e não registrou vítimas. O operador de trem, no entanto, ficou ferido.

Atraso

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), inaugurou, em dezembro do ano passado, as estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus da Linha 15 - Prata do monotrilho. A previsão inicial era de que elas seriam entregues em 2013.

As outras estações em funcionamento são: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto.

A Linha 15 - Prata faz integração com a Linha 2 - Verde na estação Vila Prudente. Falta apenas uma estação para terminar a linha, a Jardim Colonial. As obras foram retomadas e a previsão de entrega é 2021.

Com as 11 estações concluídas, a Linha 15 - Prata deve atender cerca de 400 mil passageiros por dia. Na sequência estão previstas obras de prolongamento para Ipiranga e Cidade Tiradentes.