Topo

Esse conteúdo é antigo

Mandetta sai sem falar com a imprensa após reunião com Bolsonaro

Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde - Foto: Adriano Machado/Reuters
Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde Imagem: Foto: Adriano Machado/Reuters

Emilly Behnke

Brasília

08/04/2020 12h18

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniu hoje com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no Palácio do Planalto. O encontro durou pouco mais de duas horas, bem além da previsão de meia hora que constava da agenda oficial do presidente.

Mandetta saiu pela garagem do Planalto evitando a imprensa. Antes das rusgas com Bolsonaro, o costume do ministro era chegar e sair a pé do Planalto. No trajeto até o ministério, Mandetta costumava responder a perguntas de jornalistas que o acompanhavam. Hoje, ao chegar ao ministério, ele também não fez declarações à imprensa.

Cerca de 40 minutos após a saída do ministro, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) chegou ao Planalto. O nome de Osmar Terra não consta da agenda pública de Bolsonaro desta quarta-feira.

Ontem, Terra negou ter sido convidado pelo presidente para substituir Mandetta no Ministério da Saúde. Na segunda-feira, ele participou de um almoço com o presidente e os ministros que despacham no Planalto.

O ex-ministro da Cidadania afirmou que o tema do encontro foi o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Terra é médico por formação e tem defendido o uso experimental do medicamento. Na mesma linha do presidente, Terra também é a favor do afrouxamento de medidas de isolamento social. Os dois temas são pontos de divergências entre Mandetta e Bolsonaro.

Coronavírus liga alerta pelo mundo