Topo

Esse conteúdo é antigo

PF caça seis por garimpo e desmatamento 'intenso' em terra indígena durante pandemia

Garimpo ilegal na Amazônia - Reuters
Garimpo ilegal na Amazônia Imagem: Reuters

Redação

São Paulo

28/05/2020 15h41

A Polícia Federal deflagrou hoje a operação Alfeu em Pontes e Lacerda (MT) para investigar uma associação criminosa voltada ao desmatamento e garimpo ilegal no Rio Sararé. A área está localizada em uma terra indígena, onde as investigações apontam a ocorrência de graves danos ambientais ao rio e à vegetação ciliar.

Segundo a PF, levantamentos indicam que as degradações aumentaram intensamente durante a pandemia do novo coronavírus.

Cerca de 200 agentes cumprem seis mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão. As ordens foram expedidas pela 2ª Vara da Justiça Federal de Cáceres.

Concomitantemente, a PF realiza a desocupação do garimpo ilegal, em ação integrada com o Exército Brasileiro.

A corporação informou que os instrumentos utilizados pela associação criminosa serão apreendidos e inutilizados, conforme determinação pela Justiça.

Participam da ação policiais federais, militares, agentes da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Segundo a PF, precauções estão sendo adotadas para que os integrantes da associação criminosa não entrem nas aldeias indígenas localizadas próximas à área de extração. O Exército realiza um bloqueio no local, com dezenas de militares impedindo a chegada dos garimpeiros.