Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria anuncia inclusão de testes privados no cadastro estadual

29.mai.2020 - O governador de São Paulo, João Doria, anuncia medidas de enfrentamento ao coronavírus em coletiva de imprensa - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
29.mai.2020 - O governador de São Paulo, João Doria, anuncia medidas de enfrentamento ao coronavírus em coletiva de imprensa Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Ricardo Galhardo

São Paulo

08/06/2020 14h45

Na contramão do governo federal, o governador de São Paulo, João Doria anunciou hoje medidas para aumentar a transparência na divulgação de dados da covid-19 no Estado. Segundo ele, a partir de agora a rede privada será obrigada a notificar às autoridades estaduais os resultados dos testes que realizar. Isso deve quase quadruplicar o número de exames e, consequentemente, aumentar o número de casos registrados.

Além disso, Doria anunciou que o boletim epidemiológico do estado vai trazer informações novas, além das já existentes, como o número diário de internações em decorrência no novo coronavírus.

O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, anunciou também que o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde vai consolidar diariamente números nacionais sobre a evolução da doença e, se necessário, tornará estes dados públicos caso o governo federal tente ocultar o avanço dos casos da covid-19 no país.

Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) cobrou transparência ao governo brasileiro diante das mudanças na divulgação do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde que passou a ocultar os números acumulados de mortes em decorrência da pandemia.

Segundo Doria, com a obrigatoriedade das notificações pela rede privada o número de testes diários no estado deve aumentar dos atuais 8 mil para cerca de 30 mil. "Estamos até ampliando o volume de informações para permitir uma transparência maior, melhor e mais atualizada", disse Doria, que chamou a mudança na divulgação dos números pelo Ministério da Saúde de "apagão de dados".

"Ao incluir os testes realizados pela iniciativa privada ao monitoramento público isso dará uma visão mais abrangente da pandemia e de como combatê-la. Mais uma vez São Paulo entende que transparência nos dados significa trabalhar melhor para vencer a pandemia, jamais esconder informações", completou o governador.