Topo

Esse conteúdo é antigo

MPRJ deixa Witzel fora de ação por improbidade na compra de testes da covid-19

25.jan.2019 - O governador do RJ, Wilson Witzel - Tânia Rêgo/Agência Brasil
25.jan.2019 - O governador do RJ, Wilson Witzel Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rayssa Motta

Do Estadão Conteúdo, em São Paulo

05/08/2020 14h50

O MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) deixou o governador Wilson Witzel (PSC) de fora da ação por improbidade administrativa na compra, sem licitação, de R$129 milhões em testes rápidos para combater a pandemia de covid-19 no Estado.

Os promotores afirmam que não foram encontrados indícios de envolvimento do mandatário fluminense nas irregularidades apontadas na contratação.

"Não sobrevindo indícios, até o momento, de envolvimento do atual governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, nas contratações objeto desta ação, a despeito das notícias veiculadas recentemente na mídia", diz o MP na ação.

No documento de 79 páginas, a Promotoria detalha suposto direcionamento do processo de compra em favor das empresas contratadas e superfaturamento dos 820 mil testes.

Foram incluídos na ação:

Edmar Santos, ex-secretário de saúde, preso em julho;

Gabriell Neves, ex-subsecretário, preso em maio;

Gustavo Borges, ex-superintendente de Logística, preso em maio;

Derlan Dias Maia, ex-integrante do setor de compras;

Empresas Total Med, Medlevensohn, Fast Rio e Health Supplies.

Nas redes sociais, o governador, que é alvo de processo de impeachment na Assembleia Legislativa do Rio na esteira das operações que miram desvios da saúde no Estado, voltou a negar irregularidades.

"O resultado do inquérito do MP-RJ só reforça o que sempre afirmei: jamais compactuei com qualquer tipo de irregularidade. Reitero que determinei aos órgãos de controle do Estado o máximo empenho na apuração de todas as denúncias", escreveu.

Além da compra dos testes, o Ministério Público investiga irregularidades nas contratações emergenciais de respiradores, medicamentos e equipamentos de proteção individual pela Secretaria de Saúde.

Em análise preliminar, a Controladoria-Geral do Estado reprovou quase todos os contratos firmados pela pasta desde o início da pandemia. Um relatório concluiu que 99,47% dos documentos auditados apresentam risco de irregularidades.