Topo

Maia convoca nova sessão para próxima semana; obstruções devem continuar

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em sessão deliberativa da Casa - Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em sessão deliberativa da Casa Imagem: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Camila Turtelli

Brasília

20/10/2020 17h50

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convocou nova sessão da Casa para a próxima terça-feira, 27. Os impasses que barraram as votações marcadas para hoje, no entanto, ainda persistem.

Parte do Centrão tem obstruído as sessões devido à disputa pela presidência da Comissão Mista do Orçamento (CMO). O posto é disputado pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), aliado de Maia, e pela deputada Flávia Arruda (PL-DF), do grupo de Arthur Lira (PP-AL), apontado como possível candidato à presidência da Câmara em fevereiro em oposição ao DEM. Na prática, ter o controle da comissão pode aumentar o cacife eleitoral de um partido na disputa pelo comando da Casa.

A oposição, por sua vez, quer colocar em votação a medida provisória 1000/20. O texto estipula a redução do valor do auxílio emergencial pela metade. Os deputados querem manter o valor em R$ 600, enquanto alguns parlamentares evitam colocar o tema em pauta em véspera de eleição. Além disso, os partidos de esquerda também querem barrar o avanço da reforma administrativa.