Topo

Esse conteúdo é antigo

Embaixador de Israel confirma conversa entre Bolsonaro e Netanyahu sobre 'spray'

16.dez.2020 - O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de lançamento do plano nacional de vacinação contra a covid-19 no Palácio do Planalto, em Brasília  - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
16.dez.2020 - O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de lançamento do plano nacional de vacinação contra a covid-19 no Palácio do Planalto, em Brasília Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Emilly Behnke

12/02/2021 11h43

Brasília - Depois de se reunir com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o embaixador de Israel, Yossi Shelley, afirmou ter tido uma "conversa muito positiva" com o chefe do Executivo.

O encontro ocorreu após Bolsonaro anunciar ontem que se reuniria de forma virtual com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, para tratar sobre um remédio ainda em estudo para combater a covid-19.

"Foi uma conversa muito positiva", disse o embaixador na saída do Palácio do Planalto.

Ele confirmou que houve uma "conferência por telefone" com Netanyahu. Ele também confirmou que foi tratado sobre a vacina e o medicamento em spray em estudo por cientistas israelenses. Sem dar maiores detalhes, Shelley sugeriu perguntar ao presidente sobre mais informações em da conversa.

Na agenda oficial do presidente de hoje não consta compromisso com Shelley ou a reunião com o primeiro-ministro, apenas uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Ontem, durante sua live semanal, Bolsonaro disse que iria conversar hoje com Netanyahu.

"Já está acertado o encontro virtual entre eu e Binyamin Netanyahu para falarmos sobre esse novo spray que está servindo, pelo menos experimentalmente ainda, para pessoas em estado grave", disse o presidente na noite de ontem.

O remédio mencionado por Bolsonaro é a nova aposta do governo para tratar o novo coronavírus, após meses de defesa da hidroxicloroquina, que também não tem comprovação contra a doença. A droga em estudo pelos israelenses, contudo, ainda necessita de mais testes.

Na semana passada, Israel anunciou que o medicamento experimental, originalmente usado para o tratamento de câncer no ovário, pode ajudar na recuperação de pacientes com coronavírus.

Cientistas israelenses afirmaram que 29 dos 30 pacientes com casos moderados a graves de covid-19 tratados com EXO-CD24 tiveram uma recuperação completa em cinco dias. O estudo, no entanto, não comparou a droga a um placebo.

Bolsonaro considerou o anúncio "uma tremenda notícia". Segundo ele, a ideia é trazer o remédio para o Brasil para submetê-lo para análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O presidente destacou que está debatendo o assunto com o ministro Ernesto Araújo.