Topo

Esse conteúdo é antigo

'O importante são os atos', diz Mourão sobre fala de Guedes

Arquivo - Vice afirmou que a fala de Guedes sobre "o chinês" ter inventado o vírus se tratava de uma "comparação" entre Estados Unidos e China - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Arquivo - Vice afirmou que a fala de Guedes sobre "o chinês" ter inventado o vírus se tratava de uma "comparação" entre Estados Unidos e China Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Emilly Behnke

Em Brasília

28/04/2021 11h04

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou hoje que a fala do ministro Paulo Guedes, da Economia, sobre "o chinês" ter inventado o vírus, se tratava de uma "comparação" entre Estados Unidos e China. Segundo Mourão, comparações do tipo são comuns em reuniões menores.

"O ministro estava fazendo uma comparação entre China e Estados Unidos. São comparações que geralmente são feitas em 'petit comité' e que infelizmente foi gravado. É algo que não tem nada de mais nisso", avaliou o vice-presidente em fala à imprensa na chegada ao Planalto. "É a velha história: a gente tem que ter cuidado com as palavras, apenas isso. O importante são os atos", comentou.

Ontem, Guedes afirmou durante uma reunião do Consu (Conselho de Saúde Suplementar) que "o chinês inventou o vírus" mas que "a vacina dele é menos efetiva que a do americano".

Após a repercussão negativa da fala, o ministro disse depois que foi "infeliz" em seus comentários. Guedes tem 71 anos e, no mês passado, foi vacinado com a CoronaVac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac produzida em parceria com o Instituto Butantan.