Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Pfizer confirma que EUA vão comprar 500 milhões de doses de vacinas para doar

A Pfizer confirmou que os Estados Unidos vão comprar 500 milhões de doses da vacina contra a covid-19 - Dado Ruvic/Reuters
A Pfizer confirmou que os Estados Unidos vão comprar 500 milhões de doses da vacina contra a covid-19 Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Eduardo Gayer

Do Estadão Conteúdo, em São Paulo

10/06/2021 07h13Atualizada em 10/06/2021 08h16

A Pfizer confirmou nesta madrugada de quinta-feira (10) que os Estados Unidos vão comprar 500 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica em parceria com a BioNTech para doação a outros países.

A informação foi adiantada ontem pela imprensa americana e deve ser confirmada ainda hoje pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em discurso antes do início da cúpula do G-7.

De acordo com o comunicado publicado pela Pfizer, essas vacinas serão vendidas a preço de custo, sendo 200 milhões de doses entregues a partir de agosto de 2021 e 300 milhões no primeiro semestre de 2022.

Os EUA devem distribuí-las ao mundo por meio do mecanismo Covax Facility, consórcio criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para diminuir a desigualdade no acesso a imunizantes contra o novo coronavírus.

"Nossa parceria com o governo dos EUA ajudará a levar centenas de milhões de doses de nossa vacina aos países mais pobres do mundo o mais rápido possível", diz o CEO da Pfizer, Albert Bourla, na nota.

"A covid-10 impactou a todos, em todos os lugares, e para vencer a batalha contra esta pandemia, devemos garantir o acesso rápido às vacinas para todos", acrescenta.