Topo

'Indignados' protestam em Roma com máscara de presidentes

15/01/2012 14h16

ROMA, 15 JAN (ANSA) - Um grupo de 200 jovens, provenientes de diversos países da Europa, protestou hoje por toda a cidade de Roma contra a crise econômica e financeira na zona do euro.

Os manifestantes intitularam o protesto de "Carnaval contra o Sistema" e vestiram máscaras de políticos, como o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, o ex-premier Silvio Berlusconi, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Os jovens caminharam pelas ruas da capital italiana cantando e dançando. O destino da manifestação foi a Piazza del Popolo. Alguns manifestantes chegaram a entrar no Coliseu.

"Banco Mundial, não pagaremos a sua crise" e "toda revolução nasce da desobediência, revolução pacífica" eram algumas das inscrições que os jovens carregavam.

"Esse é o nosso carnaval contra o sistema", disse uma manifestante italiana.

Por sua vez, o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, afirmou que pediu "para as autoridades de segurança pública intervirem imediatamente para bloquear esta manifestação não autorizada, criando problemas em vários pontos da cidade". Ontem, outros jovens do movimento "Indignados" protestaram na Praça São Pedro, no Vaticano.