Topo

Primárias na Venezuela escolherão rival de Chávez nas eleições

12/02/2012 13h50

CARACAS, 12 FEV (ANSA) - Os venezuelanos escolhem hoje o candidato da oposição que irá enfrentar o atual presidente Hugo Chávez, no poder desde 1999, nas eleições presidenciais que ocorrerão em outubro deste ano.

A presidente da Comissão Eleitoral do partido oposicionista Mesa da Unidade Democrática (MUD), Teresa Albanes, pediu que a população fosse às urnas "pela mudança e por uma nova Venezuela".

Ela explicou que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) prevê que o resultado da votação seja anunciado ainda esta noite. A jornada eleitoral, que teve início às 8h locais (11 h no horário de Brasília), irá até às 16h locais (19h no horário de Brasília).

A votação é aberta e os dirigentes do partido acreditam que entre 10% e 15% da população venezuelana irá comparecer às urnas.

Estão disputando pelo MUD cinco pré-candidatos, sendo que o favorito é o governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, seguido pelo homólogo de Zulia, Pablo Pérez. Ainda concorrem ao cargo a deputada María Corina Machado, o ex-diplomata Diego Arria e o dirigente trabalhista Pablo Medina.

As primárias, além de escolher o candidato a presidente pelo partido, ainda decidirão os nomes de 64 candidatos a governador e mais de mil a prefeito.