Topo

Por ocasião da Rio+20, FAO pede melhor utilização da energia

14/06/2012 16h51

ROMA, 14 JUN (ANSA) - A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) advertiu hoje, em uma nota publicada por ocasião da Rio+20, que a alta dependência dos combustíveis fósseis está minando a capacidade do setor para alimentar o planeta.

De acordo com o texto, essa situação perpetua "a pobreza e abala os esforços para construir uma economia mundial mais sustentável".

O documento é resultado de um estudo sobre produção alimentar "energeticamente inteligente" e sua divulgação acontece um dia depois do início da Rio+20.

O texto informa que os sistemas mundiais de produção alimentar consomem 30% de toda a energia disponível. A maior parte desse consumo, cerca de 70%, acontece depois que os alimentos saem as plantações, já quando são transportados, processados, envasados, armazenados, comercializados e preparados.

"Uma quantidade significativa de toda a energia utilizada na cadeia alimentar, algo em torno de 40%, se perde devido ao desperdício de alimentos", apontou a nota, que indicou que, em nível mundial, um terço de todos os alimentos, cerca de 1,3 milhão de toneladas, é jogado fora ou desperdiçado por ano.

Hoje, o papa Bento XVI recebeu em audiência o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva. Durante o encontro, o Pontífice mostrou interesse pela situação no Corno da África, região que concentra a maior população de famintos do mundo, assim como pelas perspectivas da Rio+20.

O Papa reiterou seu compromisso na luta contra a fome e assinalou que em breve a Igreja divulgará uma mensagem a respeito desse tema.