Topo

Hugo Chávez vai revelar resultado sobre causas da morte de Simón Bolívar

Em Caracas, Venezuela

23/07/2012 13h02

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que nas próximas horas vai revelar um primeiro resultado que permitirá conhecer as verdadeiras causas da morte de Simón Bolívar, herói da independência da América espanhola.

"Acredito que as causas da morte de Bolívar já estarão prontas neste primeiro resultado. Morreu ou não morreu de tuberculose, vamos ver", disse Chávez, em cadeira de rádio e TV.

O mandatário, que sempre defendeu a tese de que Bolívar (1783-1830) morreu envenenado, ordenou em 2010 a exumação dos restos mortais do libertador para serem examinados e, dessa forma, comprovar se ele efetivamente foi vítima de tuberculose.


"Meu coração faz tempo que me diz que não, mas há que provar cientificamente as coisas e isso não é difícil de comprovar tendo os restos físicos de uma pessoa, daquele corpo que foi o do gigante Bolívar, mas esperemos algumas horas para ver se há uma conclusão científica", afirmou Chávez.

O presidente reiterou que vai exibir uma imagem em 3D do rosto de Bolívar. A exibição acontecerá amanhã, dia 24 de julho, quando é comemorado o aniversário do herói da independência. "Vou mostrar a foto de seu rosto. É um trabalho maravilhoso feito por especialistas. Um trabalho computadorizado do crânio, que foi escaneado cientificamente".