Topo

Putin lidera lista de mais poderoso do mundo pela revista Foreign Policy

O presidente russo, Vladimir Putin, durante coletiva de imprensa em Moscou em dezembro - Maxim Shemetov/Reuters
O presidente russo, Vladimir Putin, durante coletiva de imprensa em Moscou em dezembro Imagem: Maxim Shemetov/Reuters

Em Nova York

04/01/2013 16h10Atualizada em 04/01/2013 17h42

O presidente russo, Vladimir Putin, lidera a lista das pessoas mais poderosas do mundo elaborada pela revista norte-americana Foreign Policy. Ele ficou em segundo lugar no ranking, já que a revista deixou o primeiro posto vazio, argumentando que todos "estão à espera de alguém que assuma os desafios mais difíceis e perigosos" do planeta.

"Ele não é mais tão popular como era no passado, e seu país não tem o peso e a influência da época soviética. Mas ninguém no mundo consolidou mais poder nacional e regional", destacou a publicação.

De acordo com a revista, Putin supera a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente.

O terceiro posto do ranking, que lista as dez pessoas mais influentes entre políticos e homens de negócio, foi ocupado pelo presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke.

O ranking foi completado pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi; pelo secretário do Partido Comunista da China, Xi Jinping; pelo aiatolá iraniano Ali Khamenei; pela diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde; e pelo rei saudita Abdullah bin Abdul Aziz al Saud.