Topo

Falsa foto de Chávez provém de vídeo na Internet, diz Venezuela

24/01/2013 08h57

CARACAS, 24 JAN (ANSA) - O Ministro da Comunicação da Venezuela, Ernesto Villegas, negou que a foto publicada pelo jornal espanhol El País de um homem entubado em um leito de hospital seja do presidente Hugo Chávez. Villegas definiu a imagem como "falsa e grotesca", segundo a agência Telesur.

Em seu perfil oficial no Twitter, o ministro disse que a publicação da foto é uma montagem, a qual faz parte de uma campanha internacional e psicológica para desestabilizar o governo venezuelano. "Tão grotesca quanto falsa a foto de 'Chávez entubado' publicada na primeira página do venerável jornal El País, da Espanha", escreveu.

De acordo com o governo venezuelano, a foto é parte de um vídeo postado em 2008 no YouTube com o título "Entubação de acromegalia ANWAD".

Ontem, o El País publicou a foto em sua versão on-line, afirmando que se tratava de "uma imagem inédita e exclusiva" do mandatário, "tirada há alguns dias e que mostra um momento de seu tratamento médico em Cuba, segundo as fontes consultadas pelo jornal".

A imagem também foi veiculada na versão impressa do periódico. Com a polêmica gerada, o El País admitiu a falha e tirou de circulação todos os exemplares do jornal.

Hugo Chávez está internado em Cuba desde o ano passado para um tratamento contra um câncer na pélvis. Ele já foi submetido a quatro cirurgias, sendo que a última ocorreu em 11 de dezembro.