Topo

Presidente da Espanha nega ter recebido dinheiro ilegal do partido

02/02/2013 14h06

MADRI, 2 FEV (ANSA) - O chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, negou hoje ter recebido dinheiro ilegal do Partido Popular (PP) e disse que não tem nenhuma intenção de renunciar a seu cargo.

Rajoy repetiu por duas vezes durante sua participação em uma reunião de cúpula do partido que "nunca recebi nem reparti dinheiro sujo, nem neste partido, nem em nenhuma parte".

O presidente convocou a direção de seu partido para uma reunião extraordinária após a suposta "contabilidade paralela" atribuída ao ex-tesoureiro do PP, Luis Bárcenas, que foi publicada no jornal El País, em que aparecem entregas de dinheiro do Tesouro para os líderes partidários, incluindo Rajoy.

Para acabar com qualquer dúvida, Rajoy anunciou que "na semana que vem minhas declarações de renda e patrimônio estarão a disposição de todos os cidadãos na página da Internet da Moncloa", sede do governo espanhol.

O presidente descartou renunciar, como alguns partidos têm sugerido. "Se alguém pensa que por pressão vou encolher ou deixar a tarefa que o povo espanhol me foi confiou, está errado".